Dia da Pessoa com Deficiência junta Mosteiro, MCCB e CIBA

Data da notícia: 28, Novembro 2017

Dia da Pessoa com Deficiência junta Mosteiro, MCCB e CIBA

Celebra-se a 3 de dezembro o Dia da Pessoa com Deficiência. Para assinalar esta data, o Mosteiro da Batalha e a Câmara Municipal da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia (MCCB) e o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), reforçam as relações de vizinhança na dinamização de um programa conjunto, com iniciativas nos três espaços culturais.

No domingo, dia 3, tem lugar uma visita sensorial no CIBA, destinada ao público geral e que conta com a especial colaboração dos associados da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal). Com a iniciativa, pretende-se explorar o espaço onde se travou a Batalha de 1385 e partilhar experiências sensoriais que apelem aos sentidos, numa atividade de sensibilização para a deficiência visual.

Ainda no CIBA, será servido um almoço, cujo cardápio evoca os paladares medievais, servindo também para dar a conhecer uma outra componente do CIBA, relacionando a experiência sensorial à história, através da degustação de um menu de sabores medievais.

Na mesma data, os associados da ACAPO e da ASAE (Associação de Surdos da Alta Estremadura), visitarão os terraços do Mosteiro, numa atividade especificamente preparada estas pessoas e que incluirá experiências tácteis e interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Os trabalhos de domingo culminam com uma performance de dança protagonizada pela Associação Casa do Mimo (Centro Lúdico-Pedagógico, destinado a crianças e jovens, com e sem Necessidades Educativas Especiais, sediado na Batalha) a ter lugar às 16h30 no MCCB e destinada ao público geral.

Já no dia 6, quarta-feira, o Auditório do Mosteiro acolhe uma palestra sobre acessibilidade cultural e comunicação acessível, apresentada por Célia Sousa, docente do Instituto Politécnico de Leiria e por Virgínia Gomes, Técnica do Museu Machado de Castro de Coimbra.  No mesmo dia, haverá ainda um workshop de Língua Gestual Portuguesa, com a colaboração da Escola Superior de Educação de Coimbra. As atividades desta data destinam-se a técnicos de museus e de instituições culturais e sociais, bem como a estudantes.

A semana de atividade envolverá também outras instituições, entre as quais IPSS’s dos concelhos da Batalha e de Porto de Mós, com a realização de visitas especiais para estes públicos, nos três equipamentos culturais parceiros.

Inscrições e informações sobre as iniciativas a decorrer poderão ser obtidas através dos serviços educativos dos referidos dinamizadores: geral@museubatatalha.com; servico.educativo@fundacao-aljubarrota.pt e servicoeducativo@mbatalha.dgpc.pt.