O MCCB comemora o DIMS com Tertúlia e percursos ambientais e culturais

Data da notícia: 6, Abril 2019

O MCCB comemora o DIMS com Tertúlia e percursos ambientais e culturais

O MCCB associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) com uma programação que envolve instituições escolares e comunidade geral.

Património e Paisagem Rural é o tema definido pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para a celebração do DIMS de 2019.

Na Batalha, as iniciativas para o público iniciam-se no dia 12, sexta-feira, pelas 21h30, com a tertúlia “Um Roteiro de Escritores na Batalha” a ter lugar no MCCB. Neste encontro aberto a todos interessados, o dramaturgo Luís Mourão, o encenador João Lázaro e o investigador batalhense José Travaços vêm falar de episódios curiosos sobre a passagem de alguns dos grandes vultos da Literatura portuguesa pela Batalha, como Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Alexandre Herculano ou Afonso Lopes Vieira. O Mosteiro da Batalha e uma cenografia possível também terão lugar nesta conversa que conta com a parceria com o CEPAE, no âmbito do projeto “7 concelhos/7 patrimónios”.

A 28 de Abril tem lugar a iniciativa “Primavera na Cerca”, um percurso acompanhado à antiga cerca conventual do Mosteiro, com enquadramento histórico e paisagístico, integrando elementos patrimoniais edificados, relacionados com a atividade conventual, nomeadamente estruturas de lagar e moinho. A atividade tem a duração de 1h30 com concentração no Museu às 9h30.

“Matas dos Casais” dá nome ao percurso ambiental a ter lugar no dia 1 de maio, às 9h00. A iniciativa é feita em colaboração com Agrupamento de Escolas da Batalha (Curso de Turismo Rural e Ambiental) e procura dar a conhecer o levantamento geográfico e botânico feito pelos alunos. O trajeto permite identificar várias espécies autóctones, a paisagem rural e o património construído (Ponte da Boutaca, Capela da Jardoeira, estruturas rurais, entre outros). O percurso tem a distância de 6km e uma duração prevista de 2h. a concentração é feita no museu às 9h00.

Todas as atividades são de participação gratuita, solicitando-se, para os percursos de 28 de abril e de 1 de maio, a inscrição através dos contactos do MCCB (geral@museubatalha.com; 244769878).

Refira-se que a comemoração do DIMS terá iniciativas por todo país em torno do tema definido, sendo a Direção-Geral do Património Cultural a entidade que apela à participação dos promotores culturais, associando-se à divulgação dos eventos propostos.