O MCCB recebeu diploma de adesão à Rede Portuguesa de Museus

Data da notícia: 7, Abril 2019

O MCCB recebeu diploma de adesão à Rede Portuguesa de Museus

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha passou a integrar formalmente a Rede Portuguesa de Museus (RPM). A cerimónia de entrega do diploma teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, no dia 7 de abril.

O MCCB foi credenciado em 2017, em resultado da candidatura feita à RPM e após as várias etapas do processo de avaliação e de visitas técnicas.

A cerimónia de atribuição de diplomas juntou 15 museus de todo o país, com diversas tipologias. Do Barroso a Loulé, passando por Guimarães, Santa Maria da Feira, Porto, Aveiro, Minde, Batalha ou Elvas, há museus de ciência, de arte, de território, de património ferroviário, entre outras categorias. Sendo na maioria de tutela municipal, foram também credenciados museus nacionais e museus geridos por Misericórdias, Unidades Académicas e de Saúde. A diversidade dos acervos e tipologias enriquece uma Rede que tem mais de 150 por todo o país.

A RPM, criada em 2000, pertence ao Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural. É um sistema organizado de museus, de adesão voluntária que visa incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os museus, fomentando a formação dos profissionais dos museus e a disponibilização de verbas para a execução de projetos.

Recorde-se que o MCCB, que agora integra a RPM, foi inaugurado em 2011, tendo recebido várias distinções, como a de melhor museu português em 2011, pela Associação Portuguesa de Museologia, e o prémio europeu Kenneth Hudson, atribuído em 2013, pelo Fórum Europeu dos Museus.