PRIMAVERA NA CERCA - PERCURSO CULTURAL E AMBIENTAL - 28 DE ABRIL

Data da notícia: 15, Abril 2019

PRIMAVERA NA CERCA - PERCURSO CULTURAL E AMBIENTAL - 28 DE ABRIL

O MCCB associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) com uma programação que envolve instituições escolares e comunidade geral.

Património e Paisagem Rural é o tema definido pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) para a celebração do DIMS de 2019.

Depois da tertúlia alusiva ao tema“Um Roteiro de Escritores na Batalha”, as comemorações continuam com dois percursos de interesse cultural e ambiental.

A 28 de Abril tem lugar a iniciativa “Primavera na Cerca”, um percurso acompanhado à antiga cerca conventual do Mosteiro, com enquadramento histórico e paisagístico, integrando elementos patrimoniais edificados, relacionados com a atividade conventual, nomeadamente estruturas de lagar e moinho. A relação com a paisagem, as memórias do convento desaparecido, as estruturas ainda existentes do muro serão alguns dos aspectos a abordar neste percurso acompanhado com uma duração prevista de 1h30. A concentração tem lugar no Museu às 9h30.

Um segundo percurso intitulado “Matas dos Casais” fará parte das comemorações do DIMS.  A atividade tem lugar a 1 de maio, às 9h00 e é feita em colaboração com Agrupamento de Escolas da Batalha (Curso de Turismo Rural e Ambiental), procurando procura dar a conhecer o levantamento geográfico e botânico feito pelos alunos. O trajeto permite identificar várias espécies autóctones, a paisagem rural e o património construído (Ponte da Boutaca, Capela da Jardoeira, estruturas rurais, entre outros). O percurso tem a distância de 6km e uma duração prevista de 2h. a concentração é feita no museu às 9h00.

Todas as atividades são de participação gratuita, solicitando-se, para os percursos de 28 de abril e de 1 de maio, a inscrição através dos contactos do MCCB (geral@museubatalha.com; 244769878).

Refira-se que a comemoração do DIMS terá iniciativas por todo país em torno do tema definido, sendo a Direção-Geral do Património Cultural a entidade que apela à participação dos promotores culturais, associando-se à divulgação dos eventos propostos.