Comemorações do Dia Internacional dos Museus - entradas gratuitas no MCCB

Data da notícia: 15, Maio 2020

Comemorações do Dia Internacional dos Museus - entradas gratuitas no MCCB

No presente ano, foi escolhido o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Segundo o ICOM (Conselho Internacional dos Museus), «os desafios da inclusão e diversidade e a dificuldade de lidar com questões sociais complexas em ambientes cada vez mais polarizados, embora não sejam exclusivos de museus e instituições culturais, são importantes, devido à alta reputação dos museus no seio da sociedade em que vivemos».

Em Portugal, a DGPC (Direção Geral do Património Cultural) convidou todos os parceiros da Rede Portuguesa de Museus, da qual o MCCB faz parte, a incluir as suas iniciativas na plataforma http://w3.patrimoniocultural.pt/museus2020/digital/. Atendendo às condicionantes a que a atual pandemia obriga, as atividades assumem o formato digital. Nesta plataforma, é possível fazer visitas virtuais, conhecer publicações, exposições, entre outras propostas que nos guiam por museus de Norte a Sul do país.

Refira-se ainda que, em período de “desconfinamento”, a DGPC deliberou a reabertura de museus, palácios e monumentos sob a sua tutela, a partir do 18 de maio, com o cumprimento de apertadas normas de distanciamento, higienização a que se junta o uso obrigatório de máscara.

O MCCB celebra a data a  17 e 18 de maio, abrindo as portas ao público e oferecendo entradas gratuitas.

Será assegurado um conjunto de procedimentos de segurança, como a utilização obrigatória de máscaras, desinfeção  das mãos à entrada e à saída do equipamento,  entre outras, que assegurarão o cumprimento das normas definidas pela Direção Geral da Saúde.

A equipa do museu fica ao dispor para quaisquer questões relacionadas com a reabertura, assim como para marcações, através dos contactos: geral@museubatalha.com  ou  244769878.