Jornadas Europeias do Património: 25 a 27 de Setembro

Data da notícia: 11, Setembro 2020

Jornadas Europeias do Património: 25 a 27 de Setembro

Entre 25, 26 e 27 de setembro têm lugar as Jornadas Europeias do Património 2020 (JEP), este ano subordinadas ao tema Património e Educação.

Sensibilizar para importância do património na educação e vice-versa, através de várias manifestações culturais e artísticas é um dos principais objetivos das JEP, que a Direção-Geral do Património Cultural acolhe, convidando os municípios a participar com várias iniciativas.

O Município da Batalha junta-se às Jornadas, oferecendo, através do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, um programa diversificado e dirigido a vários públicos.

Entre outras atividades, está prevista uma visita ao Mosteiro da Batalha, conduzida pelo seu antigo diretor Júlio Órfão, numa retrospetiva das principais mudanças no monumento através da obra “Fotografar o Tempo – Da Casa Alvão à Atualidade”.

O MCCB contempla ainda uma visita guiada no seu espaço e oficinas de criação de réplicas de fósseis, dirigidas a famílias.

A pertinência do tema das JEP leva o MCCB a incluir ainda conversas online com convidados de luxo. Os investigadores e historiadores Saul Gomes e Francisco Telles de Gama falarão da importância da investigação e da história para a educação patrimonial, criando pontes com o futuro.

O diretor do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo, conversará connosco sobre Teatro, Educação e Património, apontando alguns projetos educativos desenvolvidos pelo monumento, nomeadamente as visitas encenadas que atraem milhares de jovens todos os anos.

Os futuros profissionais na área do turismo também será tema da conversa a ter lugar com os alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha e o seu Professor Sérgio Barroso

Para participar nas atividades (visitas e oficinas) são necessárias inscrições através do email: geral@museubatalha.com

Celebre connosco o património.

25 setembro – Sexta-Feira

14h30 - Educação e Património - a formação de futuros profissionais

Com professor Sérgio Barroso e estudantes do Curso Profissional de Turismo

Parceria: Agrupamento de Escolas da Batalha