Notícias MCCB

BIFACE DO PALEOLÍTICO INFERIOR

Data da notícia: 11, Maio 2020

A ocupação humana na Batalha data de há 300.000 anos e os principais testemunhos são as pedras lascadas encontradas em areias e cascalheiras depositadas pelo rio Lena. Em Casal de Azemel, com cerca de 200.000 anos, foram encontrados unifaces e bifaces que evidenciam uma cultura mais elaborada, fruto de um segundo fluxo migratório destas comunidades.
mais infoBIFACE DO PALEOLÍTICO INFERIOR

PRENSA ENCADERNADORA

Data da notícia: 4, Maio 2020

Esta peça foi utilizada na Câmara Municipal da Batalha no início do século XX.
Está em exposição no MCCB, representando a evolução dos mecanismos da escrita e a expansão da literatura e da imprensa nacional e local.
mais infoPRENSA ENCADERNADORA

FRAGMENTO DE LÁPIDE FUNERÁRIA - SÉCULO XVII-XVIII

Data da notícia: 28, Abril 2020

O terramoto de Lisboa, de 1755 e as invasões napoleónicas, no início do século XIX, deixaram um rasto de morte e destruição, cujas marcas ainda hoje se reconhecem no Mosteiro da Batalha. Esta peça é uma homenagem às vítimas involuntárias destas décadas negras na História de Portugal.
mais infoFRAGMENTO DE LÁPIDE FUNERÁRIA - SÉCULO XVII-XVIII