Notícias MCCB

Uma noite dos Museus inesquecível

Data da notícia: 18, Maio 2015

Luz, criatividade, imaginação, partilha e movimento marcaram a Noite do MCCB
mais infoUma noite dos Museus inesquecível

Peça do mês - Tíbia de Stegosaurus (161-164 Milhões de anos)

Data da notícia: 1, Março 2015

contém descrição pormenorizada Descrição pormenorizada - Peça do mês_Abril
Quadro informativo em formato retangular. Na parte superior do retângulo há uma faixa preta onde, bem ao centro, está escrito em caixa alta e letras brancas “Vitrine”. No canto superior direito está o logo do MCCB nas cores bege e vermelho.

Ocupando todo o canto esquerdo do retângulo, encontra-se sob um fundo branco a imagem de um osso fossilizado, de cor preta com fissuras castanhas. É um osso longo e grosso levemente convexo no lado direito. Anexo ao seu lado esquerdo, um fragmento de um osso mais fino e menor.

No centro do quadro, em marca d’água, está a figura de dois dinossauros que possuem grandes placas em suas costas. Estão um ao lado do outro, ambos com a cabeça virada para a direita.

Em cima desta imagem, alinhado à direita, está escrito em letras pretas:

Tíbia de Stegossaurus // 161 – 164 milhões de anos

Em agosto de 1999, foi descoberta a Jazida de Casal Novo (Batalha) pelo munícipe Rui Pinheiro e seu filho.

Os diversos estudos sobre os fósseis encontrados na jazida realizados por instituições de investigação portuguesas e espanholas permitiram identificar, pela primeira vez, a presença de um membro do género Stegossaurus na Península Ibérica. Até então apenas era conhecido no continente Norte-Americano.

A peça deste mês é o fóssil de uma tíbia e a parte da fíbula do lado direito de uma pata posterior de um animal adulto.

A descoberta do Stegossaurus no Concelho da Batalha ficará como um importante contributo para a Ciência Internacional no domínio da Paleontologia.

Propriedade: MCCB

Inventário: MCCB. GP.FO.0348

Na parte inferior há outra faixa preta onde, em letras brancas e miúdas, está escrito www.museubatalha.com . No canto inferior direito há um pequeno quadro bege ligeiramente inclinado para o lado esquerdo, onde se lê, em letras castanhas, “Abril #2015”.

Para o mês de Abril elegemos uma peça que nos leva até ao tempo dos dinossáurios
mais infoPeça do mês - Tíbia de Stegosaurus (161-164 Milhões de anos)

Mosteiro da Batalha no top dos mais visitados

Data da notícia: 18, Janeiro 2015

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGCP), em 2014 o Mosteiro da Batalha foi o 2° Mosteiro Nacional mais visitado, com 300.565 visitas, apenas superado pelo Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
mais infoMosteiro da Batalha no top dos mais visitados