Notícias MCCB

Peça do mês - Tíbia de Stegosaurus (161-164 Milhões de anos)

Data da notícia: 1, Março 2015

contém descrição pormenorizada Descrição pormenorizada - Peça do mês_Abril
Quadro informativo em formato retangular. Na parte superior do retângulo há uma faixa preta onde, bem ao centro, está escrito em caixa alta e letras brancas “Vitrine”. No canto superior direito está o logo do MCCB nas cores bege e vermelho.

Ocupando todo o canto esquerdo do retângulo, encontra-se sob um fundo branco a imagem de um osso fossilizado, de cor preta com fissuras castanhas. É um osso longo e grosso levemente convexo no lado direito. Anexo ao seu lado esquerdo, um fragmento de um osso mais fino e menor.

No centro do quadro, em marca d’água, está a figura de dois dinossauros que possuem grandes placas em suas costas. Estão um ao lado do outro, ambos com a cabeça virada para a direita.

Em cima desta imagem, alinhado à direita, está escrito em letras pretas:

Tíbia de Stegossaurus // 161 – 164 milhões de anos

Em agosto de 1999, foi descoberta a Jazida de Casal Novo (Batalha) pelo munícipe Rui Pinheiro e seu filho.

Os diversos estudos sobre os fósseis encontrados na jazida realizados por instituições de investigação portuguesas e espanholas permitiram identificar, pela primeira vez, a presença de um membro do género Stegossaurus na Península Ibérica. Até então apenas era conhecido no continente Norte-Americano.

A peça deste mês é o fóssil de uma tíbia e a parte da fíbula do lado direito de uma pata posterior de um animal adulto.

A descoberta do Stegossaurus no Concelho da Batalha ficará como um importante contributo para a Ciência Internacional no domínio da Paleontologia.

Propriedade: MCCB

Inventário: MCCB. GP.FO.0348

Na parte inferior há outra faixa preta onde, em letras brancas e miúdas, está escrito www.museubatalha.com . No canto inferior direito há um pequeno quadro bege ligeiramente inclinado para o lado esquerdo, onde se lê, em letras castanhas, “Abril #2015”.

Para o mês de Abril elegemos uma peça que nos leva até ao tempo dos dinossáurios
mais infoPeça do mês - Tíbia de Stegosaurus (161-164 Milhões de anos)

Mosteiro da Batalha no top dos mais visitados

Data da notícia: 18, Janeiro 2015

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGCP), em 2014 o Mosteiro da Batalha foi o 2° Mosteiro Nacional mais visitado, com 300.565 visitas, apenas superado pelo Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
mais infoMosteiro da Batalha no top dos mais visitados

Museu desperta interesse de investigadores da Universidade de Westminster

Data da notícia: 10, Dezembro 2014

O MCCB receberá uma equipa de investigação oriunda de umas universidades internacionais mais cotadas.
mais infoMuseu desperta interesse de investigadores da Universidade de Westminster