EXPOSIÇÃO PERMANENTE - Passado | MCCB - O museu de todos

EXPOSIÇÃO PERMANENTE - Passado

Equinoderme Crinóide_Jurássico Superior (contém descrição pormenorizada)
Descrição pormenorizada - Equinoderme Crinóide_Jurássico Superior
Fóssil de um lírio do mar gravado na pedra calcária. Apresenta uma cor amarelada. O fóssil, muito bem preservado, é constituído por diversos caules entrelaçados os quais possuem pequenos fios. fechar

As áreas temáticas do Passado são aquelas que investigam e divulgam os acontecimentos e transformações do território e da região da Batalha ao longo dos tempos.

Sendo um trabalho contínuo de pesquisa, terá seguimento e produzirá actualizações nos conteúdos sempre que necessário

ORIGENS

Esta área conduz-nos pela história da evolução do território e da vida da região nos últimos 250 milhões de anos até ao Século XIV. Com a Batalha de Aljubarrota e a promessa de D. João I em construir uma grande igreja, nasce o que é hoje a Batalha. Este percurso faz-se através das seguintes abordagens:

• Geologia e Paleontologia do Território
  • Os primeiros seres humanos na Batalha
  • Do paleolítico à dominação romana
  • De Collippo ao Mosteiro

TEMPO E MEMÓRIA

Este período, que se inicia em 1386, descreve a história da Batalha desde o começo da construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória até a actualidade, passando por todas as fases que permitiram à população conquistar a sua autonomia, até se transformar no actual Concelho.

A afirmação da identidade batalhense faz-se através das seguintes abordagens:

• A construção do Mosteiro
  • Tempos de Glória