DIA MUNDIAL DO BRAILLE | MCCB - O museu de todos

Saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 1) | Menu Principal (tecla de atalho: 3)

DIA MUNDIAL DO BRAILLE

Data da notícia: 4 Janeiro 2022

Comemora-se a 4 de janeiro o Dia Mundial do Braille, data proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com vista à promoção dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência visual no acesso à informação.

Criado por Louis Braille, em 1824, o Braille é um sistema de leitura tátil, composto por símbolos alfabéticos, numéricos, musicais, matemáticos e científicos. Cada célula Braille possui 6 pontos de preenchimento, permitindo 63 combinações.

O MCCB dispõe de diversas informações em Braille, nomeadamente sinalética de orientação, legendas de peças ou textos de maiores dimensões. Estes recursos complementam-se com peças para tocar, trilho tátil, entre outras soluções que procuram a inclusão democrática de todos.

Saiba mais sobre os recursos de acessibilidade do MCCB em: https://museubatalha.com/pt/recursos-de-acessibilidade-solucoes-inclusivas