Exposição Instrumentos musicais da tradição da Alta Estremadura | MCCB - O museu de todos

Saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 1) | Menu Principal (tecla de atalho: 3)

Exposição Instrumentos musicais da tradição da Alta Estremadura

Data da notícia: 10 Março 2022

Exposição Instrumentos musicais da tradição da Alta Estremadura

A mostra estará patente na Galeria do Posto de Informação Turística da Batalha, de 13 de março a 25 de abril

A partir de 13 de março, a Galeria do Posto de Informação Turística da Batalha acolhe a exposição "Instrumentos musicais da tradição da Alta Estremadura".

A mostra exibe uma grande diversidade de instrumentos oriundos, na sua maioria, do Museu Etnográfico da Alta Estremadura, tutelado pelo Rancho Folclórico Rosas do Lena.

Dos instrumentos em exposição, destacam-se aqueles construídos a partir de materiais oriundos da natureza, como as madeiras, as canas, o barro e as peles de animais. Destes, são exemplo os pífaros, as castanholas, as ocarinas, os "sapos", os "cartaxos", os "cucos" e a gaita-de-foles.

Também as cordas se revelam nesta exposição, merecendo a viola toeira uma relevância especial, já que há registos da utilização deste instrumento na Batalha.

Mas há mais estrelas musicais nesta exposição. Os harmónios, adoptados no nosso país a partir do final do século XIX, tiveram um lugar de excelência nas manifestações populares estremenhas. Este instrumento, junto com as concertinas, ou as gaitas de beiços exibem-se nesta mostra que visa promover e perpetuar a cultura popular da Alta Estremadura.

A exposição pode ser visitada diariamente, entre 13 de março a 25 de abril, das 10h às 13h e das 14h às 18h.