MCCB distinguido com prémio da APOM - Associação Portuguesa de Museologia | MCCB - O museu de todos

Saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 1) | Menu Principal (tecla de atalho: 3)

MCCB distinguido com prémio da APOM - Associação Portuguesa de Museologia

Data da notícia: 27 Maio 2022

MCCB distinguido com prémio da APOM - Associação Portuguesa de Museologia

O MCCB recebeu o prémio “Comunicação online” na cerimónia de entrega de prémios da APOM realizada no dia 27 de maio, na Academia Militar da Amadora.

O MCCB  foi distinguido com o prémio “Comunicação online”, no âmbito da cerimónia de entrega de prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia, que decorreu esta sexta feira, 27 de maio, na Academia Militar da Amadora.

A distinção é atribuída à preocupação deste Museu, tutelado pelo Município da Batalha, em criar e disponibilizar um repositório acessível online que vai ao encontro da sua missão inclusiva. Os recursos multiformato estão disponíveis no site do Museu (www.museubatalha.com) e seguem o percurso do MCCB em matéria de inclusão dos públicos, permitindo o acesso ao conhecimento dos temas em exposição e acervo, de acordo com a sua linha narrativa.

Entre outros elementos, o site contém audiodescrição em vários idiomas, Língua Gestual Portuguesa, bem como linguagem simples, garantindo a acessibilidade de todos, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva, e estrangeiros.

Recorde-se que o MCCB havia sido distinguido, em 2020, com uma menção especial da APOM na área da acessibilidade. Esta associação, criada em 1965, atribuiu ainda o título de Melhor Museu Português ao MCCB, em 2012, e, em 2018, uma menção honrosa ao trabalho de investigação participada realizado sobre a exploração de carvão na Batalha.

Os prémios da APOM realizam-se anualmente e visam distinguir, através das competências de profissionais em museologia, as boas práticas dos museus portugueses em áreas como investigação, restauro, serviços educativos, exposições, catálogos, recursos multimédia, entre outros.