EXPOSIÇÃO “HERÓIS DO MUSEU “e “O PATRIMÓNIO E A BIODIVERSIDADE EM TORNO DO RIO LENA - CONHECER PARA PROTEGER” | MCCB - O museu de todos

Saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 1) | Menu Principal (tecla de atalho: 3)

Data da notícia: 18 Junho 2022

Até ao final do mês de junho, a galeria do Posto de Informação e Turismo expõe os trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha, fruto dos projetos de parceria com o Museu.

Até ao final do mês de junho, a galeria do Posto de Informação e Turismo expõe os trabalhos resultantes dos projetos educativos desenvolvidos em parceria entre o MCCB e Agrupamento de Escolas da Batalha.

A mostra, composta por desenhos, aguarelas, esculturas, poemas, entre outros, dá expressão ao olhar dos alunos sobre os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Aos trabalhos, juntam-se elementos pedagógicos e instrumentos de avaliação.

No que toca ao projeto “Heróis do Museu – Observatório Museu/Escola” que, ao longo do ano letivo, envolve os alunos do 3º ano do 1º ciclo, seus professores e as técnicas do MCCB, os trabalhos apresentados são inspirados no museu e na sua coleção. Os “Heróis do Museu” realizaram visitas ao Museu (onde foram condecorados) ao Mosteiro e à Vila da Batalha e à antiga cerca conventual. No final do ano, receberam na escola as técnicas do Museu para balanço do projeto, recolha dos trabalhos realizados e atribuição de certificado de Herói do Museu.

Este projeto, recorde-se, tem como objetivo fundamental incutir nos mais jovens o afeto pelos museus e património local, estendendo o interesse às suas famílias.

“O Património e a Biodiversidade em torno do Rio Lena - Conhecer para Proteger” dá nome ao segundo projeto apresentado na exposição.

Direcionado aos estudantes do 5º ano do 2º ciclo, com a colaboração dos alunos do curso Profissional de Turismo, tem por missão a educação para o património cultural e ambiental, cruzando diversas disciplinas: Ciências Naturais, a Educação Visual e Língua Portuguesa.

O projeto, lançado em 2022, arrancou com a plantação de três oliveiras, uma ação simbólica que teve lugar na Sede do de Agrupamento. Partiu, depois, para os percursos ao longo do Rio Lena. Munidos do seu caderno de campo, os jovens exploraram Biodiversidade e o Património histórico construído ao longo rio: a antiga Cerca Conventual do Mosteiro da Batalha e ruínas de um lagar de azeite. Pelo percurso, recolheram pequenas amostras da flora local para, depois, colar e identificar nos seus cadernos.

O projeto culminou no final do ano letivo, com um passeio no qual os alunos apresentaram o percurso aos pais, professores e funcionários do Agrupamento. Na exposição, são apresentados os cadernos de campo dos alunos, bem como trabalhos de expressão plástica inspirados na Biodiversidade em torno do rio que atravessa a Batalha, destacando-se entre eles, um painel que ilustra a história de uma gota de água.

Esperamos por si numa exposição que expressa o olhar dos mais jovens sobre o Património e a Biodiversidade.