Livro Multiformato | MCCB - O museu de todos

Livro Multiformato

Neste espaço, estão disponibilizados os recursos multimédia que completam o livro multiformato do MCCB, intitulado Saltos no Tempo – uma visita especial ao MCCB.

Da autoria de Desirée Nobre, o livro conta a história da visita de Matilde ao MCCB e as suas descobertas sobre a história da Batalha. A obra é ilustrada por crianças do concelho da Batalha, no seguimento de um concurso de ilustrações.

Abaixo, complementadas com Língua Gestual Portuguesa, audiodescrição, estão as imagens que foram selecionadas para o livro, bem como os desenhos feitos pelas crianças e jovens da Casa do Mimo - Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais.

Na sua versão impressa, o livro contempla recursos inclusivos como linguagem simples, braille e pictogramas. Incluis ainda QR codes que remetem para os conteúdos multimédia.

A obra foi produzida pelo CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria.

Ficha Técnica:

Título: Saltos no Tempo – Uma visita especial ao MCCB Autora: Desirée Nobre Salasar – dnobre.ufpel@gmail.cm
Edição: Município da Batalha – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) / Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria
Colaboração: Associação Casa do Mimo - Centro Lúdico e Ocupacional para Crianças e Jovens com Necessidades Especiais, Agrupamento de Escolas da Batalha, José Travaços Santos
Capa: Casa do Mimo (Bárbara Zeferina, Daniel Coelho e Luís Pedro. Coord.: Margarida Oliveira)
Ilustrações: Tiago Ribeiro Carriça (10 anos); Eduarda Santos, Miriam Ferreira e Lourenço Gameiro (9 anos); Francisca Vergueiro (11 anos); Casa do Mimo (Daniel Coelho; Inês Duarte; Mariana Pinto; Rodrigo Coelho. Coord.: Margarida Oliveira); Henrique Carvalho (11 anos); Lourenço Rodrigues (11 anos); Hanaé Baptista (8 anos); Tiago Ribeiro Carriça (10 anos); Camila Santos (8 anos); Leonardo Vieira (11 anos); David Fernandes (11 anos).
Revisão de texto: Ana Moderno, Célia Sousa, Emilie Baptista
Revisão de conteúdos: Ana Moderno e Emilie Baptista (MCCB)
Coordenação do projeto inclusivo: Célia Sousa (ESECS/CRID®/CICS.NOVA.IPLeiria/Politécnico de Leiria), Desirée Nobre Salasar (Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel / CRID®/ESECS/ Politécnico de Leiria / Universidade Lusófona)
Tradução e adaptação para pictogramas (SPC): Desirée Nobre Salasar
Revisão dos pictogramas (SPC): Célia Sousa
Edição e Impressão em braille: Célia Sousa e Fernanda Inês (ESECS/CRID®/CICS.NOVA.IPLeiria/Politécnico de Leiria)
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa: Sandra Faria
Gravação de vídeo e edição de vídeo e áudio: Cataria Varandas (ESECS/CRID®/Politécnico de Leiria)
Voz e gravação de áudio: Ana Moderno, Frédéric da Cruz Pires, Benedita Reigadas Rodrigues
Roteiro de audiodescrição: Desirée Nobre Salasar
Consultoria de Audiodescrição: Paulo Reis Simões
Impressão e encadernação: Gráfica da Batalha, Lda.
ISBN: 978-989-8797-87-2
Depósito Legal: 508191/22
Tiragem: 200 exemplares
Communication Symbols, 1981-2002, Mayer-Johnson, Inc. All rights reserved. Used with permission. Mayer-Johnson, Inc. PO Box 1579 Solana Beach, CA 92075 USA Ph: 858-550-0084 Fax: 858-550-0449 www.mayer-johnson.com mayerj@johnson.com